Desfazendo mitos e dúvidas

Confira as respostas para algumas das questões mais frequentes apresentadas pelos nossos pacientes:

Devo usar cotonetes para limpar os ouvidos?

O cotonete deve ser usado apenas para higiene da parte externa da orelha. Não deve ser inserido no interior do conduto auditivo, pois mesmo que haja excesso de cera, o efeito do cotonete é impactar a cera junto ao tímpano, aumentando o desconforto. A única forma segura de se fazer a remoção de cerume é em consultório médico, sob visão direta do conduto auditivo.

O que é carne esponjosa de nariz?

A “carne esponjosa” não é um termo médico. É uma expressão que hoje em dia é popularmente utilizada como referência a alguma alteração nasal que possa causar obstrução (hipertrofia de adenoides, hipertrofia de cornetos, pólipos nasais, desvio septal, etc).
A retirada das amígdalas aumenta o risco de infecções no organismo?
Estudos comprovam que a ausência de amígdalas não representa uma redução da imunidade do organismo de forma geral.
Depois de uma adenoidectomia as adenoides podem voltar?
Sim, independentemente da técnica que seja utilizada para ressecção das adenoides, existe o risco de novo crescimento após um certo tempo. Mas a recidiva não é muito frequente.

Qual a causa dos roncos?

O ronco normalmente é uma condição multifatorial, onde várias questões anatômicas e fisiológicas podem estar envolvidas desde a região do pescoço até o nariz. A obesidade também frequentemente está presente. Cada caso deve ser estudado em particular, no sentido de avaliar se existe também apneia associada e os fatores causadores do quadro.

Zumbido tem cura?

Zumbido tem cura. Ocorre que o zumbido pode ser causado por uma série de fatores (nem sempre a causa está no ouvido). Por isto, muitas vezes a descoberta da causa (importante para o tratamento específico) se torna desafiadora, necessitando de alguns exames complementares.

Toda tontura pode ser chamada de labirintite?

Não. Existem aquelas tonturas que são causadas pelo sistema nervoso central e também aquelas de causa metabólica. Mesmo quando o quadro tem origem no labirinto (uma região bem no interior do nosso ouvido), existe uma série de possibilidades diferentes da labirintite, que seria uma inflamação. Daí a importância de uma investigação detalhada para que se busque um diagnóstico adequado e a partir daí um tratamento específico.