Consumo exagerado de sódio, cafeína e açúcar intensifica problemas auditivos

Presente no cardápio de quase todo brasileiro, o sódio, a cafeína e o açúcar podem não só ser sinônimo de aumento de peso na balança, mas também de risco à saúde dos ouvidos. Isso porque, o consumo exagerado de cada um desses componentes afeta diretamente a endolinfa – líquido que banha a cóclea e é o responsável pela audição e o equilíbrio -, agravando os efeitos de doenças comuns do sistema auditivo, como o zumbido e a Síndrome de Menière (distúrbio que ocorre no ouvido interno, caracterizado por zumbido, vertigem, náuseas e perda auditiva).
Por isso, quando ingeridos de forma indiscriminada, o sal – uma das grandes fontes de sódio – e o açúcar desequilibram a endolinfa e degeneram as células do ouvido com mais rapidez. Já a cafeína, por ser um excitante cerebral e um forte estimulante do labirinto, desencadeia um ritmo ainda mais acelerado do zumbido e também dos sintomas da Síndrome de Ménière.

“Como essa patologia não tem cura, uma das principais alternativas de tratamento para aliviar os sintomas é a dieta com baixa ingestão dos componentes que agravam o quadro da doença”, informa Rosana Rezende, fonoaudióloga da Audibel – empresa de aparelhos auditivos 100% brasileira e representante e exclusiva da multinacional norte-americana Beltone.
Alimentos e aparelhos que ajudam

Apesar de não existirem alimentos específicos que sejam vilões do sistema auditivo é fundamental evitar o consumo exacerbado de alimentos açucarados e salgados, assim como da cafeína, encontrada no café, chá preto e chá mate, nas bebidas à base de cola e nos chocolates.
Para se ter uma ideia, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cada pessoa deve ingerir diariamente apenas seis gramas de sal, uma quantidade de açúcar menor do que 10% do consumo calórico total diário e 300 miligramas de cafeína, o que equivale aproximadamente a quatro a oito xícaras de chá ou a duas a três xícaras de café por dia.

“Ter uma alimentação balanceada, com pouca cafeína e sem exageros em glicose e sódio, é o primeiro passo para a manutenção do bom funcionamento auditivo”, afirma Rosana. Portanto, na hora de reformular o cardápio, a dica é consumir alimentos naturais e integrais, como frutas, legumes e produtos lácteos, além de frutas, vegetais frescos e bebidas, como água e chá de ervas sem cafeína, que previnem o zumbido, as vertigens e as dores de cabeça.

Além disso, é essencial o acompanhamento médico de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e nutricionistas para que os benefícios na recuperação da saúde auditiva sejam ainda maiores. “Durante o tratamento, o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo sempre devem ser procurados, tanto para diagnóstico como para tratamento e seguimento, assim como o profissional de nutrição, que fará a correção alimentar, adequando a dieta do paciente a um estilo de vida saudável e livre de doenças como um todo”, ressalta Michel Glebocki, otorrinolaringologista.

Fonte: ouvirfazbem.com.br