Audiometria

audio

Visão geral

Uma avaliação de audiometria é um teste de audição indolor, não invasivo, que mede a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, resinas, ou frequências. Ele também é usado para avaliar se os auxílios ou cirurgia auditiva pode melhorar a sua audição.

Porque a audiometria é importante?

É extremamente importante cuidar da sua audição. Sempre que observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista e posteriormente um fonoaudiólogo!

A realização regular da audiometria é uma medida de precaução, avaliar periodicamente a sua capacidade auditiva pode ajudar a detectar precocemente uma possível alteração.

 Como é que um teste de audição funciona?

 

Nossos ouvidos têm três partes distintas: o externo, o médio e o ouvido interno, a audiometria pode detectar se você tem perda auditiva neurossensorial (dano ao nervo ou cóclea) ou perda auditiva condutiva (danos ao tímpano ou aos minúsculos ossos ossicle). Durante a avaliação da audiometria , uma variedade de ensaios podem ser realizados.

Durante o teste, você vai usar fones de ouvido e ouvir uma variedade de sons dirigidos a uma orelha de cada vez. A intensidade do som é medido em decibéis (dB). Um sussurro é cerca de 20 dB, uma música alta varia 80-120 dB, e um motor a jato é cerca de 180 dB. O tom de som é medido em frequências (Hz), os tons graves de baixa gama são de 50-60 Hz, os tons agudos variam de 10.000 Hz ou superior já a gama de audição normal é 250-8.000 Hz a 25 dB ou mais baixas. Um teste de reconhecimento de palavras (também chamado de discurso teste de discriminação) avalia a capacidade de uma pessoa para compreender a fala do ruído de fundo. Se a sua discriminação da fala é pobre, o discurso pode soar distorcido, escores de reconhecimento de palavras podem ser útil em predizer a utilidade de um aparelho auditivo.

O que acontece durante o teste?

Os testes audiométricos são realizados em uma tranquila sala com isolamento acústico. O fone de ouvido será colocado em sua cabeça e você será solicitado a sentar-se quieto e não falar. Os fones de ouvido são conectados a uma máquina que vai entregar os tons e sons diferentes do discurso para os seus ouvidos sendo a uma orelha de cada vez. O fonoaudiólogo irá pedir-lhe para levantar a sua mão quando você ouve um som. Por exemplo, se você ouvir um som com o ouvido esquerdo, levante a mão esquerda; se você ouvir um som com o ouvido direito, levante a sua mão direita. Em algumas instalações, você pode ser solicitado a pressionar um botão ou fazer algum outro sinal de que você tenha reconhecido um som. O fonoaudiólogo irá gravar cada tom no menor volume possível que você fosse capaz de ouvi-lo.
Para avaliar a discriminação da fala, você será instruído a repetir as palavras que ouve. Você vai ouvir uma série de palavras de duas sílabas em um volume que diminui gradualmente à medida que o teste avança. Na segunda etapa do teste, você vai ouvir e repetir uma série de palavras de uma sílaba em um volume que não muda. Durante uma imitanciometria e teste do reflexo acústico, um plug macio é colocado em seu ouvido. A ficha vai mudar a pressão, fazer um ruído alto, e acompanhar suas respostas ao som e várias pressões . O movimento do tímpano é medido, bem como os reflexos dos pequenos músculos ligados aos ossículos.