Adenoidectomia


O que é? 


É uma cirurgia em que as adenóides são removidas, esse procedimento pode ser feito isoladamente ou em conjunto com retirada das amígdalas (amigdalectomia), a cauterização de cornetos ou a colocação de tubos de ventilação.
Essa cirurgia é indicada principalmente em casos de obstrução nasal exagerada (quando atrapalha seriamente a respiração do paciente), catarro no ouvido e sinusites de repetição. 

 

Como é feita?


A adenoidectomia é feita no bloco operatório sob efeito de anestesia geral, geralmente tem a duração média de 20 minutos. Ela é feita com com a colocação de um dispositivo abre-boca que permite a abertura da boca para a região que vai ser operada fique bem exposta. A remoção das adenóides é feita com uma cureta adequada e logo após é feita uma irrigação nasal com soro fisiológico e hemostase, para o controle da hemorragia ativa. 

 

Como é a recuperação? 


A recuperação é de uma semana em repouso relativo (afastamento das atividas escolares e atividades físicas) e sugere-se uma dieta fria e líquida e/ou pastosa. O paciente pode se queixar de dor nos ouvidos e sofrer alterações na voz. Durante esse período as indicações médicas devem ser seguidas a risca.