Timpanotomia para tubo de ventilação

timp

A Timpanotomia é o procedimento cirúrgico que consiste na colocação de um tubo de ventilação (dreno ou “tubinho”) na membrana do tímpano,tendo como objetivo proporcionar uma ventilação adequada no ouvido médio. A Timpanotomia é realizada através do próprio canal do ouvido (conduto auditivo externo) com o paciente sob anestesia geral. Com o auxílio de um microscópio, o cirurgião faz um pequeno orifício na membrana do tímpano e, então, “encaixa” o tubo de ventilação neste espaço. A cirurgia tem duração média de uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia.

Existem vários modelos de tubos de ventilação, de materiais e formatos diferentes. A diferença básica entre eles é o tempo que permanecerão no ouvido do paciente. O tubo de ventilação mais usado permanece em média 6 meses (tipo Shepard) .Após este período, ele é “expulso” pelo ouvido para a região do conduto auditivo externo, quando é retirado pelo médico (em geral, no próprio consultório).

As principais situações em que está indicada a realização da Timpanotomia para colocação dos tubos de ventilação são:

  • Presença de “catarro” no ouvido que não melhora com o tratamento convencional. (otite média serosa ou otite com efusão).
  • Infecções recorrentes do ouvido (otite média aguda de repetição)

O cuidado mais importante no pós operatório  é não deixar que água entre no ouvido enquanto o tubo permanecer na sua posição, evitando infecções (otites) .Por isso, é importante o cuidado durante os banhos e atividades aquáticas são contra-indicadas.