VEMP

VEMP_01

O Sistema de PEATE agora pode ser adquirido apenas para o exame de Potenciais Evocados Miogênicos Vestibulares. Este exame já é realidade em muitos hospitais e clínicas para auxílio ao diagnóstico das mais diversas patologias vestibulares.

Os Potenciais Evocados Miogênicos Vestibulares (VEMP) são potenciais elétricos inibitórios gerados após um estímulo sonoro (cliques ou tons puros), originados no sáculo e conduzidos pela divisão inferior do nervo vestibular até o sistema nervoso central (SNC), gerando respostas elétricas inibitórias captadas por eletrodos no músculo esternocleidomastóideo (ECM).

O teste de VEMP é um novo exame complementar, que contribui, juntamente com outras provas otoneurológicas, para o diagnóstico das mais diversas patologias vestibulares, destacando-se entre elas, a síndrome de Ménière e casos de deiscência de canal semicircular superior. Este exame complementar mostra-se promissor, principalmente por nos fornecer informações sobre a função do sáculo e da divisão inferior do nervo vestibular.