Posso ter bicho de estimação mesmo tendo rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma inflamação no tecido que reveste as cavidades nasais e apresenta sintomas como congestão nasal, coriza e espirros. Algumas pessoas evitam animais domésticos por medo de piorar as crises, mesmo gostando desses bichinhos.

Mas, afinal, é possível ter um bicho de estimação mesmo tendo a rinite alérgica? A resposta é sim! Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados. Um bom começo para conviver com cães e gatos dentro de casa é escolher um pet de pelos curtos.

Depois, é recomendável arejar o quarto que você dorme e impedir que ele fique nesse ambiente e suba na cama. Além disso, também é importante evitar a aproximação da sua boca e seu nariz à pelagem do animal, mesmo que o pet esteja limpo.

Ademais, existem medidas que não envolvem diretamente o bichinho e que são importantes para prevenir a rinite alérgica, com isso você pode conviver bem com seus animais de estimação, Essas medidas são: evitar contato com pó e fumaça de cigarro, eliminar mofo e ácaros da casa, tapetes, carpetes, roupas de cama e manter pelúcias limpas. Também é aconselhado realizar a higiene nasal com soro fisiológico para manter a mucosa das narinas limpas, evitando que ocorra uma resposta inflamatória da mucosa contra alérgenos que entram no nariz.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Converse com um otorrino, ele também passará outras medidas capazes de ajudar com a rinite para que você possa aproveitar e cuidar bem de seu animal!