Principais causas das dores de ouvido

As dores de ouvido, muitas vezes tratadas como doença, são na verdade sintomas de algo que não está certo em seu organismo. Esse problema geralmente é mais comum em crianças do que em adultos, e nem sempre estão relacionadas com algum problema propriamente no ouvido, mas também pode ser por problemas em áreas próximas.

As causas podem ser inúmeras, mas os casos mais comuns de aparecimento da dor de ouvido são por exemplo algum fluído que se entrou no canal auditivo, infecção fora do tímpano (otite externa), um furúnculo ou folículo piloso infectado, artrite da mandíbula, barotrauma (variações de pressão), dermatite seborréica, lesões por objetos como cotonetes ou objetos pontiagudos, bloqueios na orelha causado por placas de cera ou objetos empurrados pelo canal auditivo, além de infecções de garganta e resfriados.

Como não é possível identificar a causa exata dessa dor, é importante ficar de olho nos sintomas e, principalmente se estiverem acompanhados de outras manifestações. Quando se manifestam nas crianças algumas atitudes como puxar ou esfregar o ouvido, febre, perda de apetite, problemas para iniciar o sono ou dormir a noite inteira, tosse e nariz entupido, são indícios de que tem algum problema no ouvido e quanto antes der início há um tratamento mais fácil será de acabar com ele.