O que é?
O septo nasal é a estrutura que separa o nariz em duas cavidades, o desvio desse septo é algo extremamente comum devido a microtraumas que passam despercebidos durante a fase de crescimento ou por traumatismos na região da face e fraturas nasais. A septoplastia é a cirurgia que corrige essa deformidade, centralizando o septo.
Entretanto, essa cirurgia é somente indicada quando o desvio causa obstrução nasal, infecções nos seios paranasais, cefaléia e para complementar o tratamento de ronco e da apneia do sono.
Como é feita?
A septoplastia é feita sob o efeito de anestesia geral e a cirurgia inteira tem duração média de 80 a 90 minutos. É feito uma pequena incisão dentro do nariz e então é descolado a mucosa que fica sobre a cartilagem do osso e o osso do septo. Dessa forma as partes desviadas são retiradas e a mucosa nasal é realocada. Pode ser colocado um Splint Nasal que será removido em 7 a 10 dias após a cirurgia.
Como é a recuperação?
O paciente é liberado, geralmente, no mesmo dia ou 1 dia após a cirurgia. Durante o período de recuperação, na primeira semana, é normal sentir congestão nasal e formação de crostas. Alguns paciente desenvolvem formação de edemas e hematomas, o que é resolvido com a aplicação de compressas frias.
O paciente deverá ficar em repouso, longe de atividades físicas por 1 mês e manter acompanhamento com um otorrinolaringologista para demais orientações.