O que é?
A amigdalectomia ou cirurgia de retirada das amígdalas palatinas. É uma cirurgia muito comum, principalmente em crianças que apresentam ronco, sono agitado, dores de garganta frequente, pausas respiratórias, apneias, em pacientes com amigdalite frequente, etc.
Como é feita?
Essa cirurgia é feita sob o efeito de anestesia geral e em um bloco operatório A retirada total das amígdalas é feita pela boca, é feita uma pequena incisão na borda anterior da amígdala, que será descolada e removida. Depois desse processo, o cirurgião poderá fazer uso de eletrocautério e pontos para controlar sangramentos.
Como é a recuperação?
O período de internação é curto, sendo geralmente de 8 a 12 horas após a cirurgia, ou em casos em que há hemorragia ou algum outro tipo de irregularidade esse tempo poderá ser prolongado por 1 ou 2 dias.
Alguns cuidados pós-operatórios devem ser feitos, durante a primeira semana o processo de ingerir alimentos vai ser doloroso, uma vez que a região está em processo de cicatrização. Durante esse tempo o paciente pode sentir dores de ouvido e garganta, o que pode ser amenizado com o uso de analgésicos sob prescrição médica.
A alimentação ficará restrita, nos três primeiros dias todo alimento ingerido deverá ser líquido ou pastoso e frio. Após em média uma semana o paciente poderá voltar a ingerir alimentos mais sólidos e mornos.
É normal que o paciente sinta dor por 10 a 14 dias, dependendo de cada paciente. Deve-se ser evitado esforços físicos durante 3 a 4 semanas e a higiene bucal requer alguns cuidados durante esse período, a escovação deve ser feita de forma habitual, apenas com mais cuidado na parte da garganta e sem gargarejar.
É importante que durante todo esse período o paciente mantenha acompanhamento com um otorrino de confiança, ele irá fazer todas as orientações adequadas e verificar a evolução de perto.