O que é?
A rinosseptoplastia é uma cirurgia que combina o procedimento de desvio de septo com o de correção de defeitos estéticos do nariz. Ela é indicada quando o paciente deseja mudar a aparência do nariz e também possui incômodos e problemas na saúde do paciente por causa do desvio, mas a possibilidade dessa cirurgia ser feita em conjunto deve ser avaliada pelo profissional otorrino.
Como é feita?
Essa cirurgia pode ser feita de maneira aberta ou fechada. Na aberta é realizada uma incisão e a pele é separada do nariz, este tipo de procedimento geralmente é recomendado em problemas mais graves e que o médico precisa de visualização para operar.
A fechada é feita com um corte interno na região do nariz e é indicada para correções mais simples. Em ambos os casos a correção de septo é feita primeiro e então é realizada a parte estética da cirurgia.
Como é a recuperação?
Durante a recuperação o paciente sentirá dores locais que serão tratadas com analgésicos receitados pelo médico que está fazendo o acompanhamento, além disso também pode haver a sensação de nariz entupido. Recomenda-se que o paciente faça lavagens nasais durante o dia, para evitar o acúmulo de secreções.
Também é comum inchaços na parte externa do rosto, às vezes acompanhados de hematomas. Esse inchaço pode demorar até 6 meses para acabar permanentemente, mas no primeiro mês já é possível perceber as mudanças estéticas do nariz.
Durante o período de recuperação o paciente deve seguir uma série de cuidados para garantir a cicatrização correta, como evitar sol sem protetor solar, não dormir com o rosto para baixo ou de lado, etc.