Um médico otorrinolaringologista é capacitado para diagnosticar doenças no ouvido, nariz, e na garganta, então ele avalia funções da respiração, audição, deglutição, da voz e a saúde das cordas vocais. São competências deste profissional doenças relacionadas ao equilíbrio, como a labirintite, o sono, como a apneia do sono e também as alergias.
Normalmente, o médico otorrino entra em cena após ser indicado por outro médico que detectou alguma doença da especialidade dele. No entanto, se o paciente sente algum desconforto nas partes do corpo citadas acima =, é possível marcar uma consulta diretamente com um otorrino.
As doenças mais comuns nas crianças são dores de ouvido (otites) e inflamações na garganta (amigdalites), nos adultos as mais costumeiras são rinite e sinusite, já nos idosos as mais frequentes estão relacionadas à surdez e aos distúrbios de equilíbrio.
Então para saber quando deve procurar esse especialista fique atento aos sintomas:
- dor para engolir ou de garganta;
- dor no ouvido ou no nariz;
- dor na face;
- ronco;
- zumbidos;
- dificuldade auditiva ou surdez;
- falta de equilíbrio;
- sangramento ou pus nos ouvidos, garganta ou nariz;
- tontura ou visão escurecida;
- rouquidão;
- alergia das vias respiratórias.
A avaliação do otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento de doenças. Se o paciente sente algum desconforto nessas partes do corpo, pode e deve procurar diretamente um especialista em otorrinolaringologia.