Portrait of stressed beautiful woman walking on the street and holding her head with hands trying to remember something or having headache. Attractive model suffering from pain outdoors in summer

O Equilíbrio Corporal

O equilíbrio corporal é um dos sentidos do corpo humano e tem importância fundamental na vida do indivíduo e seu comprometimento afeta os aspectos físicos e psico-sociais do paciente, que pode chegar a exclusão ou isolamento social.
A tontura pode ser definida, segundo o Comitê de Audição e Equilíbrio da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, como toda e qualquer sensação ilusória de movimento sem que haja movimento real, mas em geral, são definidas como mal-estar, zonzeira, “cabeça aérea”, mal estar generalizado ao utilizar meios de transporte ou sensação de pré-desmaio, podendo ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos.
A incidência das tonturas e de cerca de 20% das queixas em consultórios de clinica geral. O otorrinolaringologista é o medico especialista capaz de conduzir o diagnostico do funcionamento do labirinto e do equilíbrio. Havendo sido determinada a causa, o otorrino indicará o tratamento que poderá ser feito através de medicação, manobras de reposicionamento de otólitos e exercícios de reabilitação vestibular, ou a associação deles.
A reabilitação vestibular é uma opção rápida e eficaz de tratamento cujo objetivo é restaurar o equilíbrio do individuo. São exercícios selecionados de forma personalizada após avaliação clinica, que visam a reeducação do organismo para que o equilíbrio seja restabelecido. Esses exercícios estimulam o labirinto, a movimentação ocular e musculatura corporal de forma a coordenar essas informações, para que o cérebro se habitue, adapte e reorganize promovendo novamente a sensação de equilíbrio corporal. Em geral, esse processo é acompanhado por um terapeuta especialista em otoneurologia e reabilitação vestibular.
Procure seu medico. Ele é o profissional indicado para auxiliá-lo no processo de diagnostico e decidir qual o melhor tratamento para você.
Texto: Débora Gobbo (Crefono 5: 7650 – 2)
  • imp

    Quem coloca Implante Coclear, volta a ouvir normalmente?

  • ronco-na-infancia

    Atenção ao Ronco do Seu Filho

  • jj (2)

    Teste da Orelhinha com Otoemissões Acústicas

  • klk

    Hiposmia: Diminuição do Olfato

  • women-with-headache1

    Sentir dor é sinal de que o corpo precisa de cuidados!