Amigdalas e Adenoides

No Brasil são feitas em torno de 200.000 cirurgias das amígdalas e das adenóides. É ainda a segunda cirurgia mais realizada em crianças no mundo e não é raro adultos também precisam de amigdalectomia (o nome técnico da cirurgia).

O que são amígdalas e adenóides e para que servem?

Amígdalas e adenóides são compostas de um tecido parecido com os dos linfonodos ou “gânglios” ou ainda popularmente conhecidos como “ínguas” que encontramos as vezes no pescoço, axilas ou virilha.

As adenóides estão localizadas na parte superior da garganta no fundo do nariz por onde passa o ar que respiramos pelo nariz, portanto não é visível pela boca sem instrumentos especiais.

As amígdalas são 2 massas de tecido de cada lado da garganta no fundo da boca.

Elas estão estrategicamente localizadas perto das entradas do ar que respiramos e podem facilmente ser infectadas por vírus ou bactérias que vem com o ar. É através disso que elas ajudam a formar anticorpos contra esses germes como parte do nosso chamado sistema imunológico para resistirmos a futuras infecções. Esta função é realizada nos primeiros anos de vida e vai se tornando menos importante quando a criança vai ficando mais velha.

Não há evidências de que as amígdalas e adenóides são importantes após os 3 anos de idade. Estudos com milhares de crianças que fizeram cirurgias de amígdalas mostraram que as mesmas sofreram menos infecções em geral do que crianças que não foram operadas, pois às vezes elas passam a se tornar focos de infecção que agridem e debilitam o organismo.

Existe um mito popular de que elas “filtram” as bactérias, o que não é verdade.

As adenóides grandes ocorrem quase que exclusivamente em crianças pois após a puberdade normalmente as adenóides regridem de tamanho.

As adenóides grandes causam obstrução nasal e podem levar a criança a dormir com a boca aberta roncando a noite e levando a alterações na arcada dentária (dentes de cima projetados para frente) pela respiração bucal. Isto pode levar a criança a ter problemas no ouvido (otite serosa e infecções no ouvido) e mais problemas de infecções de garganta e pulmão.