Você sabia que de todas as doenças presentes ao nascimento a deficiência auditiva é a mais comum?
A identificação precoce das alterações auditivas possibilita a intervenção ainda no período ideal de estimulação da audição. Os 2 primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem . A perda auditiva não identificada na infância pode resultar em atraso na aquisição da fala, no desempenho escolar e menores oportunidades de emprego na vida adulta.
A avaliação da audição no bebê deve ser realizada através do teste da orelhinha e do acompanhamento com o otorrinolaringologista, que irá identificar a presença de fatores de risco para perda auditiva e a necessidade de exames complementares.
Já na infância; falar alto, pedir sempre para aumentar o volume da TV, desatenção, trocas na escrita podem ser sinais de perda auditiva. Qualquer preocupação nesse sentido deve ser valorizada. Procure o otorrinolaringologista e afaste o diagnóstico de perda auditiva.
DESENVOLVIMENTO AUDITIVO NORMAL DA INFÂNCIA
IDADE
(MESES) |
DESENVOLVIMENTO NORMAL |
0-4 | Deve reagir à sons altos, acalma-se à voz da mãe, interromper atividades momentaneamente durante a apresentação de som em níveis de conversação |
5-6 | Deve localizar corretamente o som apresentado em um plano horizontal, iniciar a imitar sons da fala ou vocalizar com um adulto |
7-12 | Deve localizar corretamente o som apresentado em qualquer plano, responder ao nome, mesmo quando falado baixo |
13-15 | Deve apontar em direção a um som inesperado ou objetos familiares ou pessoas quando solicitado |
16-18 | Deve seguir instruções simples, sem gestos ou indicações visuais |
19-24 | Deve apontar para partes do corpo quando solicitado. |
FONTE- IX MANUAL DE ORL PEDIÁTRICA DA IAPO
Texto: Dra. Pauliana Lamounier: CRM-GO: 12682