SEU FILHO OUVE BEM???

Você sabia que de todas as doenças presentes ao nascimento a deficiência auditiva é a mais comum?

A identificação precoce das alterações auditivas possibilita a intervenção ainda no período ideal de estimulação da audição. Os 2 primeiros anos de vida são fundamentais  para   o desenvolvimento da linguagem . A  perda auditiva não identificada na infância pode resultar em atraso  na aquisição da fala, no desempenho escolar e menores oportunidades de emprego na vida adulta.

A avaliação da audição no bebê deve ser realizada através do teste da orelhinha e do acompanhamento com o otorrinolaringologista, que irá identificar a presença de fatores de risco para perda auditiva e a necessidade de exames complementares.

Já na infância; falar alto, pedir sempre para aumentar o volume da TV, desatenção, trocas na escrita podem ser sinais de perda auditiva. Qualquer preocupação nesse sentido deve ser valorizada. Procure o otorrinolaringologista e afaste o diagnóstico de perda auditiva.

 

 

DESENVOLVIMENTO AUDITIVO NORMAL DA INFÂNCIA

IDADE

 (MESES)

DESENVOLVIMENTO NORMAL
0-4 Deve reagir à sons altos, acalma-se à voz da mãe, interromper atividades momentaneamente durante a apresentação de som em níveis de conversação
5-6 Deve localizar corretamente o som apresentado em um plano horizontal, iniciar a imitar sons da fala ou vocalizar com um adulto
7-12 Deve localizar corretamente o som apresentado em qualquer plano, responder ao nome, mesmo quando falado baixo
13-15 Deve apontar em direção a um som inesperado ou objetos familiares ou pessoas quando solicitado
16-18 Deve seguir instruções simples, sem gestos ou indicações visuais
19-24 Deve apontar para partes do corpo quando solicitado.

FONTE- IX MANUAL DE ORL PEDIÁTRICA DA IAPO

 

Texto:  Dra. Pauliana Lamounier: CRM-GO: 12682

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